OTA.08 – O papel dos sistemas de transporte de pessoas na atual organização espacial do município de Petrolândia-PE

Sobre o autor

SANTOS, Clélio

OTA.08

Doutor (2019) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre (2002) e Licenciado (1998) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco e Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas. Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidade Socioambiental (LEVSA) da UNEAL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento do Espaço, Território e Região (GPDeTER) da UPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza (NEXUS) da UFPE. Apresenta experiência no Ensino de Geografia e desenvolve pesquisas sob os seguintes temas: A Cidade e o Urbano, Meio Ambiente Urbano, Epistemologia da Geografia, Ensino de Geografia, Usos do Território Brasileiro e Relações Campo-Cidade e Rural-Urbano.

(Informações coletadas do Lattes com última atualização em 22/07/2021)

Sobre o trabalho

Tipo

Artigo científico

REFERÊNCIA

SANTOS, C. C. O papel dos sistemas de transporte de pessoas na atual organização espacial do município de Petrolândia-PE. 2016. 9 p. Artigo científico – Revista Rural & Urbano, v. 01, n. 01, p. 104-112, Recife-PE.

RESUMO

No atual período histórico, construíram-se os sistemas técnicos necessários à realização da produção e das trocas globalizadas, com destaque para os sistemas de movimento do território, que respondem pela solidariedade geográfica entre os lugares. Hoje, o mundo rural também se encontra inserido no império da técnica, estabelecendo novas relações entre a cidade e o campo. Nesta perspectiva, insere-se o município de Petrolândia, cujas transformações decorrentes da implantação da Usina de Itaparica, envolveram a realocação da população rural e urbana, e a sua inserção no âmbito da dinâmica da agricultura científica e do agronegócio. Daí decorre o intuito de analisar a dinâmica socioespacial dos sistemas de movimento de transportes de pessoas e os seus reflexos na mobilidade e na articulação da atual organização espacial deste município.

PALAVRAS-CHAVE

1. Sistemas de Movimento 2. Transportes 3. Cidades do Campo 4. Petrolândia-PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s