OTA.05 – Negociações, conflitos e omissões: a construção de memórias em torno da Usina Hidrelética Luiz Gonzaga (1979-1988)

Sobre o autor

SANTANA, Pedro

OTA.05

Doutor em História Social pela UFBA, 2015 (estágio na Universidade de Salamanca); Estágio Pós Doutoral PNPD/CAPES/UFS; Mestre em Geografia (2004) e graduado em História pela UFS (2001); Professor adjunto do curso de História da UFAL; prof. colaborador do Mestrado em História da UFAL e da UFS. Foi professor adjunto da Universidade Tiradentes/SE; professor do ensino fundamental nas prefeituras de Aracaju, Lagarto e São Cristóvão/SE; diretor do Arquivo Público da Cidade de Aracaju; diretor da Associação Nacional de História-ANPUH (Sergipe). Tem pesquisas nas áreas de História e Arqueologia Histórica, atuando nos seguintes temas: indígenas, arqueologia histórica, arquivo, história e cultura no sertão.

(Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020)

Sobre o trabalho

Tipo

Artigo científico

REFERÊNCIA

SANTANA, P. A. Negociações, conflitos e omissões: a construção de memórias em torno da Usina Hidrelética Luiz Gonzaga (1979-1988). 2020. 21 p. Artigo científico – Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em História (PROHIS), São Cristóvão-SE.

RESUMO

O presente artigo, valendo-se dos aportes teóricos-metodológicos da História Social, possui
como objetivo analisar os discursos acerca da paternidade dos reassentamentos originários da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, localizada em Petrolândia, PE, região do submédio São Francisco. Para esse fim, foi empregado a abordagem da história do discurso, além de outros elementos da operação historiográfica. Além do mais, conta com a operacionalização dos conceitos de memória, identidade e poder, como uma tríade constituinte desses discursos. Resultou na identificação de discursos divergentes entre os trabalhadores rurais e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, em que cada qual se apresenta obedecendo a sua instituição e aos seus interesses, expondo e omitindo situações. As fontes utilizadas são textos produzidos pela CHESF e pelo polo sindical.

PALAVRAS-CHAVE

1. Hidrelétrica 2. Trabalhador 3. Memória 4. Identidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s