OTA.11 – Uma visão holística sobre os impactos socioambientais em Petrolândia/PE, microrregião de Itaparica

Sobre o autor

SANTOS, Leonardo

OTA.11

Especialista em Gestão, Educação e Auditoria Ambiental, pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco - FACESP, Petrolina/PE. É Graduado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF (2018).Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE, na Escola de Referência em Ensino Médio de Jatobá, em Petrolândia/PE

Sobre o trabalho

Tipo

Artigo (Especialização em Gestão e Educação Ambiental )

AUTOR

SANTOS, Leonardo da Silva

REFERÊNCIA

SANTOS, Leonardo da Silva. Uma visão holística sobre os impactos socioambientais em Petrolândia/PE, Microregião de Itaparica. 2021. 30 f. Pós-Graduação Lato Sensu, Faculdade de Educação Superior de Pernambuco – FACESP, Petrolina, PE.

RESUMO

A problemática dos impactos ambientais está cada vez mais em alta na sociedade contemporânea, e em Petrolândia/PE não é diferente. Mesmo tendo um grande destaque na economia do estado, este município carece de estudos e intervenções, especificamente na área da orla fluvial. Os residuais sólidos afetam tanto o meio ambiente como também a saúde da população que se afasta desta área, provocando uma perca na arrecadação do município em termos de turismo. Está pesquisa tem por objetivo analisar os impactos socioambientais na orla fluvial de Petrolândia, além de compreender a origem e funções das baronesas, identificar os tipos de resíduos sólidos presentes nas margens do Rio São Francisco, pontuando assim as possíveis intervenções no local. A pesquisa bibliográfica, a visão holística e também o estudo de campo, foram utilizados como procedimentos metodológicos visando apresentar questionamentos e supostas soluções a problematização em pauta, que se enfatizou sobre o excesso de baronesas e resíduos sólidos presentes nas margens do lago de Itaparica. Ao final da pesquisa, vimos que o ideal, é que os métodos para remoção sejam combinados e previamente estudados para um melhor resultado, além da urgência na instalação de lixeiras em toda a orla, seguido de uma educação ambiental frequentemente.

PALAVRAS-CHAVE

1. Impactos socioambientais 2. Microregião de Itaparica 3. Petrolândia 4. Turismo.

%d blogueiros gostam disto: