BIB.04 – O simples povo brasileiro de Jatobá de Tacaratu: “Petrolândia”

Sobre a obra

Paulo Afonso (BA), 2009

BIB.04

GÊNERO

Narrativo.

REFERÊNCIA

FERRAZ, Jadilson. O simples povo brasileiro de Jatobá de Tacaratu: Petrolândia. 2009. 246 p. Editora Fonte Viva, Paulo Afonso-BA.

RESENHA

Apaixonado pela terra que o viu crescer, Jadilson reúne um apanhado de dados estatísticos, documentos, cronologias, mapas, fotos, entrevistas, poesias e biografias para contar a história de Petrolândia e suas relações com a região, desde os primórdios. Sua experiência de vida, sentimentos, encontros e observações sobre a realidade relacionada à cidade também estão expostos no livro, cujos assuntos estão organizados em capítulos que podem ser lidos isoladamente, de acordo com interesse do leitor, sem requerer uma sequência linear de leitura.

Sobre o autor

FERRAZ, Jadilson

Jadilson de Souza Ferraz nasceu em Floresta-PE em 26/02/1965, mas por ocasião de sua chegada, seus pais se mudaram para Petrolândia-PE, ficando aos cuidados de Albina de Souza Ferraz ("mãe Bina"), irmã de suas duas avós. Cursou o primário na Escola Maria Cavalcante Nunes (Aliança) e o primeiro grau na Escola Municipal de Petrolândia (hoje Escola Jatobá). Aprovado pela Escola Agrotécnica Federal de Belo jardim (PE), iniciou seu curso em 1983, concluindo-o em 1985. Retornou à Escola Municipal de Petrolândia para cursar Contabilidade. Em 1988, aos 22 anos, ingressa no Banco do Brasil. Em 1997, por amor a Petrolândia, recusa transferência no BB para cidades mais afastadas e se afasta do banco. Decide então fundar as lojas PÉ CALÇADO, CORPO VESTIDO e BOLSA SPORT, que viria a se tornar o grupo TRUPÉ. Filho de José Gregório Ferraz e Maria Amélia de Souza, primos legítimos descendentes dos Ferraz de Floresta-PE (precisamente da fazenda Ema, distrito daquela cidade). Foi autor de um poema em 1984 descrevendo Petrolândia, o qual veio a se tornar hino da cidade em 1997.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s