Nossas postagens
Por aqui você poderá tomar conhecimento de todas as novidades postadas em nosso Blog.
Blog do IGHP

Petrolândia 113 anos, parabéns sem memória?
Usininha – Pioneira do Estado Embora, excepcionalmente, também tenha iluminado as noites de novena do padroeiro de Petrolândia, numa época em que nenhuma cidade do Sertão Pernambucano tinha este privilégio, a usina , idealizada, em 1923, pelos engenheiros Francisco Brandão Cavalcanti e André Bezerra, com a potência de 400 HP, tinha como objetivo fornecer energia…
Leia mais
Os falsos amigos do proletariado
Do discurso proferido pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, em visita ao Núcleo Colonial de Petrolândia, em 14.06.1947, publicado no DIÁRIO DE NOTICIAS (RJ), de 22.06.47.
Leia mais
Velha Matriz de São Francisco de Assis de Petrolândia
O prédio A obra de construção da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis teve sua pedra fundamental assentada, em 1884, como fruto da campanha missionária realizada pelos Frades Capuchinhos italianos na região, e contou com o apoio dos representantes locais da Estrada de Ferro, inaugurada um ano antes. Segundo os documentos da igreja,…
Leia mais
A hecatombe de Jatobá: versão inédita
É com satisfação imensa que publicamos novo relato sobre a tragédia de Jatobá com base em manuscrito original do Sr. Conrado Alves de Carvalho, sobrinho-neto de um dos protagonistas da trama, cedido ao IGH por seu filho Djalma Felix. Uma versão do caso sob a ótica daqueles que, em defesa da honra, decidiram matar e…
Leia mais
Quando o Príncipe Luiz Augusto Maria Eudes de Saxe-Coburgo-Gota foi recebido em Várzea Redonda
Último porto do Baixo São Francisco acessível aos barcos vindos de Minas Gerais, em qualquer época do ano, o povoado de Várzea Redonda, distrito de Jatobá de Tacaratu (antigo nome de Petrolândia), no séc IX, recebeu o esposo da princesa Leopoldina, e seu irmão, com todas as honras. Hoje, o povoado encontra-se submerso nas águas do reservatório da barragem de Itaparica.
Leia mais
Igreja semi submersa de Petrolândia
A presença dela em meio ao lago do reservatório sinaliza um lugar que foi destruído e que às pessoas que ali habitavam foi imposta a necessidade de refazer todo um modus vivendi.
Leia mais
Nota de Esclarecimento
“Não há mal que não traga um bem”. A exemplo do evento que deflagou o processo de tombamento da Igreja semi submersa, o ulitmo evento pode servir de marco para uma nova atitude de cuidado. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera ocontecer”.
Leia mais
A César o que é de César
Uma cidade capaz de contar sua história começa pela nomeação de seus espaços públicos.
Leia mais
Festa do Padroeiro
Procissão, tradição centenária O ano era 1884 quando em missão por várias comunidades da diocese os freis capuchinhos , apoiados pela direção da Estrada de Ferro, celebraram a colocação da pedra fundamental na construção da primeira igreja de Jatobá de Tacaratu . Segundo os documentos da igreja, primeiro foram construídas a capela-mor, duas sacristias…
Leia mais
Nas ondas do rádio em Petrolândia
Breve histórico sobre a estreia de emissora de rádio em Petrolândia., ilustrado em foto gentilmente cedida por Osmar Salles de Oliveira.
Leia mais
Ginásio Municipal de Petrolândia
Relatos sobre o Ginásio Municipal de Petrolândia extraídos do livro “De Jatobá a Petrolânida – Três nomes, uma cidade, um povo” de Gilberto de Menezes.
Leia mais
Disputa entre índios e posseiros nas terras de Jatobá
A reparação de uma grande injustiça: artigo escrito por Hildebrando Gomes de Menezes, publicado no Jornal do Comercio de 14/03/1951.
Leia maisViolência e morte: a hecatombe de Jatobá
A chacina resultante dos conflitos políticos na Tacaratu de 1885, é um retrato da acirrada disputa eleitoral vivida em Pernambuco no final do século IX.
Leia mais
“Poema Pesquisa” – Vídeo de Kerollayne no Museu da Pessoa
O poema de Kerollyne Gominho traduz os sentimentos vividos ,enquanto pesquisadora, em busca de entender a extensão dos danos causados pela desterritorialização forçada da população de sua terra natal, atingida pela barragem de Itaparica.
Leia mais
“No dia em que vi o riacho Correr ao Contrário” – Vídeo de Rogério Viana no Museu da Pessoa
O vídeo traz emocionante relato de Rogério sobre sua infância no Povoado de Barreiras nos anos 70-80, e sobre o que viu e sentiu no momento em que as águas da barragem de Itaparica invadiram a propriedade de sua família. Viana é agricultor, piscicultor e professor no Munícipio de Petrolândia. Seu vídeo foi premiado no…
Leia maisTrabalhos Acadêmicos de Petrolandenses (TAP)
Anúncio da nova coleção do IGHP intitulada TAP (Trabalhos Acadêmicos de Petrolandenses).
Leia mais
VÍDEOS PREMIADOS CONCURSO PETROLANDIA NOSSA HISTÓRIA
Memória de fatos e emoções vividas no período da enchente, e da mudança para a nova cidade de Petrolândia ,por ocasião do enchimento do lago de Itaparica, em função da barragem, são elementos constantes nos dois vídeos premiados.
Leia mais
Texto Premiado – Concurso Petrolândia e a Nossa História
A HISTÓRIA QUE ME CONTARAM traz interessante caso relacionado ao futebol. Fala do preconceito e modo de vida da sociedade petrolandense dos anos 40.
Leia mais
PETROLÂNDIA, A CAPITAL QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO
A formação de um país unificado e integrado ao comércio internacional, a comunicação entre as províncias e destas para os portos e vice e versa , além da ocupação dos espaços demográficos vazios, se fazia cada dia mais necessário no Brasil Império . Associadas às ferrovias, as bacias hidrográficas abundantes no Brasil, a baixo custo,…
Leia mais
Petro-Racha: o quinzenal do BB (1987-1988)
Apresentação do jornal Petro-Racha criado por empregados do Banco do Brasil em 1987, às vésperas do nascimento da Nova Petrolândia.
Leia maisCarregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
