Blog

Nossas postagens

Por aqui você poderá tomar conhecimento de todas as novidades postadas em nosso Blog.


Blog do IGHP

Petrolândia 113 anos, parabéns sem memória?

Usininha – Pioneira do Estado Embora, excepcionalmente, também tenha iluminado as noites de novena do padroeiro de Petrolândia, numa época em que nenhuma cidade do Sertão Pernambucano tinha este privilégio, a usina , idealizada, em 1923, pelos engenheiros Francisco Brandão Cavalcanti e André Bezerra,  com a potência de 400 HP,  tinha como objetivo fornecer energia…

Leia mais

Os falsos amigos do proletariado

Do discurso proferido pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, em visita ao Núcleo Colonial de Petrolândia, em 14.06.1947, publicado no DIÁRIO DE NOTICIAS (RJ), de 22.06.47.

Leia mais

Velha Matriz de São Francisco de Assis de Petrolândia

O prédio A obra de construção da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis teve sua pedra fundamental assentada,  em 1884,    como fruto da campanha missionária realizada pelos Frades Capuchinhos italianos na região, e contou  com o apoio dos representantes locais  da Estrada de Ferro,  inaugurada um ano antes. Segundo os documentos da igreja,…

Leia mais

A hecatombe de Jatobá: versão inédita

É com satisfação imensa que publicamos novo relato sobre a tragédia de Jatobá com base em manuscrito original do Sr. Conrado Alves de Carvalho, sobrinho-neto de um dos protagonistas da trama, cedido ao IGH por seu filho Djalma Felix. Uma versão do caso sob a ótica daqueles que, em defesa da honra, decidiram matar e…

Leia mais

Quando o Príncipe Luiz Augusto Maria Eudes de Saxe-Coburgo-Gota foi recebido em Várzea Redonda

Último porto do Baixo São Francisco acessível aos barcos vindos de Minas Gerais, em qualquer época do ano, o povoado de Várzea Redonda, distrito de Jatobá de Tacaratu (antigo nome de Petrolândia), no séc IX, recebeu o esposo da princesa Leopoldina, e seu irmão, com todas as honras. Hoje, o povoado encontra-se submerso nas águas do reservatório da barragem de Itaparica.

Leia mais

Igreja semi submersa de Petrolândia

A presença dela em meio ao lago do reservatório sinaliza um lugar que foi destruído e que às pessoas que ali habitavam foi imposta a necessidade de refazer todo um modus vivendi.

Leia mais

Nota de Esclarecimento

“Não há mal que não traga um bem”. A exemplo do evento que deflagou o processo de tombamento da Igreja semi submersa, o ulitmo evento pode servir de marco para uma nova atitude de cuidado. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera ocontecer”.

Leia mais

Festa do Padroeiro

Procissão, tradição centenária O ano era 1884 quando em missão por várias comunidades da diocese os freis capuchinhos , apoiados pela direção da Estrada de Ferro, celebraram a colocação da pedra fundamental na construção da primeira igreja de Jatobá de Tacaratu .   Segundo os documentos da igreja, primeiro foram construídas a capela-mor, duas sacristias…

Leia mais

Ginásio Municipal de Petrolândia

Relatos sobre o Ginásio Municipal de Petrolândia extraídos do livro “De Jatobá a Petrolânida – Três nomes, uma cidade, um povo” de Gilberto de Menezes.

Leia mais

VÍDEOS PREMIADOS CONCURSO PETROLANDIA NOSSA HISTÓRIA

Memória de fatos e emoções vividas no período da enchente, e da mudança para a nova cidade de Petrolândia ,por ocasião do enchimento do lago de Itaparica, em função da barragem, são elementos constantes nos dois vídeos premiados.

Leia mais

PETROLÂNDIA, A CAPITAL QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO

A formação de um país unificado  e integrado ao comércio internacional,    a comunicação entre as províncias  e destas para os portos e vice e versa , além da ocupação dos espaços demográficos vazios, se fazia cada dia mais necessário no Brasil Império . Associadas às ferrovias, as  bacias hidrográficas abundantes no Brasil, a baixo custo,…

Leia mais

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Receba novas noíticias do IGHP na sua caixa de entrada.

Rio São Francisco

%d blogueiros gostam disto: