Festa do Padroeiro

Procissão, tradição centenária

O ano era 1884 quando em missão por várias comunidades da diocese os freis capuchinhos , apoiados pela direção da Estrada de Ferro, celebraram a colocação da pedra fundamental na construção da primeira igreja de Jatobá de Tacaratu .  

Segundo os documentos da igreja, primeiro foram construídas a capela-mor, duas sacristias e uma murada, na qual se improvisou uma latada onde as celebrações aconteciam.  Uma estampa de São Francisco, pintada em tela à óleo,  representava o padroeiro.

Com o avanço da construção,  em substituição ao quadro, o povo se animou a providenciar uma imagem de pedra, prontamente encomendada na França por Frei Domingos. 

No início de outubro de 1886, o trem trazendo  a imagem do padroeiro fez parada no Brejinho, onde uma eufórica multidão  ansiosa esperava e com vivas, cantos e muitos fogos festejou a chegada de tão valiosa obra. Um  primoroso andor havia sido providenciado e o povo seguindo a pé em  procissão, cantando alegremente e rezando, conduziu a imagem até  a capela de Jatobá, colocando-a em seu lugar de honra. Esta celebração festiva marcou o início das festas de São Francisco na cidade.

Nove anos depois o povo do Brejinho de Fora oficializou, em cartório, a doação do terreno  da igreja . Em 1968 a Paróquia de Petrolândia é desmenbrada de Tacaratu e Padre Cristiano nomeado primero pároco.

A antiga imagem de São Francisco trazida  da França, depois de restaurada por Dona Marisa Ovídio,

foi entronizada numa redoma na fachada  frontal da matriz da nova cidade e lá permanece como a acolher os fiéis.  Somente durante o período das novenas é transferida para um andor para assumir lugar de honra nas celebrações e ser levada nas procissões, em especial no encerramento da festa do padroeiro, numa tradição de 137 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s