Hildebrando de Menezes redivivo

Apresentação da Wikipédia de Hildebrando Gomes de Menezes criada pelo IGHP.

Foto de Hildebrando e família

Este IGHP tem a honra de compartilhar com seu público a justa e merecida iniciativa de criação da Wikipédia de Hildebrando Gomes de Menezes. Personalidade citada nas postagens A Semente plantada a um século (1921-1924) e Revivendo o Correio do Sertão (1934-1937), o homem plural, cujo nome batizou o complexo do Centro Cultural de Petrolândia, foi incansável militante na defesa do sertão e na melhoria de vida dos sertanejos, tendo assumido outros papeis paralelamente ao de jornalista (por vocação) durante seus bem movimentados 94 anos de vida.

A motivação primeira para a realização deste trabalho foi o fato de encontrarmos muito pouco ou quase nada sobre Hildebrando em pesquisas pelo seu nome no Google. Tomamos como ponto de partida de nossa pesquisa escritos inéditos de seu filho Adelmo (que chegou a organizar uma rica compilação de artigos extraídos de jornais da época para futura publicação em livro) e textos sobre Hildebrando constantes do livro “DE JATOBÁ A PETROLÂNDIA (Três Nomes, Uma Cidade, Um Povo)” de seu outro filho Gilberto de Menezes.

Destacamos aqui, do conteúdo produzido para esse artigo biográfico na Wikipédia, a seção “Cronologia sumária“, que apresenta os principais acontecimentos de sua vida de maneira sintética ano após ano, bem como a tabela de atalhos para mais de duas dezenas de artigos seus publicados no Diário de Pernambuco de 1932 até 1967 dentre outras matérias envolvendo sua participação na seção “Colaborações e citações em jornais“.

Adotamos a Wikipédia como sítio para abrigar o resultado inicial deste trabalho pelo nosso sincero reconhecimento acerca do tamanho da trajetória de Hildebrando, que com certeza vai além das fronteiras de nossa querida Petrolândia. A plataforma é regida por critérios de verificabilidade de fontes, os quais procuramos respeitar com desvelo, realizando os devidos apontamentos das referências consultadas sempre que possível.

A versão ora liberada desse artigo na Wikipédia não tem a pretensão de encerrar ou resumir a história do Hildebrando, mas sim de inspirar outras pessoas a também colaborar com novas informações e correções, a fim de respeitosamente preservarmos a memória e o legado de luta desse corajoso sertanejo.

Boa leitura e até a próxima!

Autor: Maxwell Farias do Nascimento

Analista de sistemas e apoiador voluntário do IGH Petrolândia.

Uma consideração sobre “Hildebrando de Menezes redivivo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s